domingo, 23 de maio de 2010

[Coimbra - 2010] Quinto dia

Coimbra tem um centro pequeno todo construído em volta de Universidade. De manhã dei uma volta de reconhecimento e segui a indicação da recepção do hotel subir até a Universidade pelo elevador. Quando cheguei lá em cima do morro, me deparei com mais subidas a serem enfrentadas a pé. Pernas para que te quero. Entrei e saí por ruazinhas desertas até que consegui achar o prédio principal da Universidade de Coimbra e descobrir que poderia ter subido de ônibus ou carro. Anotação mental: não seguir mais indicação da recepção do hotel. Confesso que me decepcionei. Esperava mais imponência e tradição. Imaginei que respiraria cultura, conhecimento. Mas o passeio foi bem turístico e pouco deslumbrante. De toda forma, foi interessante conhecer uma Universidade tão conceituada e tão antiga (datada de 1537). Voltei ao hotel para pegar Dona Nair que não estava se sentindo bem para ir até a Universidade. Peguei o carro e dei uma voltinha pela cidade. Decobrimos no parque às margens do Rio Mondego um local com diversos restaurantes e decidimos ali almoçar. Dona Nair pediu um bacalhau que veio a ser o bacalhau mais gordo que já vi na minha vida. Disse ela que estava delicioso. Com o carro, subi até a Universidade para mostrar para a Dona Nair já que ela não pode ir no passeio da parte da manhã. Passamos também no Jardim Botânico que é o mais antigo de Portugal. Rumamos para o hotel para o descanso de toda tarde. Coimbra é uma cidade pequena e pelo que reparei as suas atrações se esgotam em um dia. Amanhã vamos sair de Coimbra em direção ao Porto, última parada da viagem.

Um comentário:

  1. Gente, foi ótimo ouvir a voz de vocês pelo telefone! Precisava ouvir de viva voz de minha mãe as impressões, rápidas, sobre a viagem. Uma alegria só!
    Tomara que aquele bacalhau gordo não faça estragos por aí...Acho que no alto astral da viagem, não terá consequências. Valha-me meu São Pedro, meu São Joaquim e meu São Manoel (existe?)!

    Beth

    ResponderExcluir